Pesquisa avançada

Miele CVA 6401 O esvaziamento do tabuleiro de recolha de água não funciona

Erro de software provável.

JoJa

Sexta-feira, 12. Abril 2024, 18:25

*

Bebedor de café

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 2

número de sócio..: 73996

Membro desde então: 12.04.2024

Caros membros e outros, é claro que temos outra avaria em nossa casa, desta vez é a máquina de café totalmente automática Miele CVA6401.

A máquina foi instalada em 2017 e até há duas semanas e meia atrás cumpriu a sua função sem grandes problemas. Prepara cerca de 5-6 chávenas por dia, todos os dias. A pedido do aparelho, foi sempre efectuada a descalcificação e o desengorduramento da unidade de infusão.

Devo também mencionar antecipadamente que temos um casal amigo que comprou e instalou exatamente a mesma máquina ao mesmo tempo (por coincidência). Há um ano, tiveram o mesmo problema, o que implicou a deslocação de um mecânico da Miele para reparar a máquina, com um custo de 800 euros . Como o aparelho custou cerca de 2.000 euros quando novo, seria de esperar que durasse mais de 6 anos, especialmente se a garantia foi alargada e a avaria só ocorreu mais tarde.

Voltando a nós, há duas semanas e meia, pouco antes de irmos de férias, tivemos o mesmo problema, o aparelho ficou sem energia durante a descalcificação e, quando o ligámos novamente, o problema era que o visor dizia sempre "Esvaziar tabuleiro de recolha de água".
Não importava quantas vezes se desligasse e voltasse a ligar, o problema continuava a aparecer.
Como agora estou em guerra com os electrodomésticos Miele (isso é outro assunto), tentei repará-lo eu próprio.
Antes que alguém do fórum comece a limpar os contactos, a abrir a porta, etc., é claro que tentei tudo e a porta esteve aberta durante duas semanas e meia enquanto estávamos de férias. Claro que, passadas duas semanas, a avaria continuava lá.
Quanto à reparação, "eu sei" que o aparelho esteve sempre desligado da tomada quando eu estava a trabalhar nele.

A reparação é escassamente ilustrada, mas deve ser fácil de compreender.

Dados da máquina, ver imagem um.

Tenha em atenção que a máquina de café Miele (pelo menos esta) tem uma ficha especial (imagem 2), ou seja, se tiver de a retirar para a reparação, o cabo também tem de ser retirado.
Foi um pouco complicado com o meu armário de cozinha, mas amarrei-lhe um pequeno cabo (imagem 3) e puxei-o para baixo, para depois poder voltar a puxar o cabo para dentro (imagem 4).

O problema real era que a máquina de café queria sempre repetir o processo de descalcificação, mas o tabuleiro de recolha de água tinha de ser esvaziado. Isto não era possível devido ao erro.
Na (imagem 5) pode ver os contactos responsáveis pelo tabuleiro de recolha de pingos.

Na imagem, o primeiro à esquerda deve ser o terra.
Os outros dois são uma vez (centro)+(direita).
Responsável pelo tabuleiro de recolha de pingos no interior (centro+direita), (contacto esquerdo+centro+direito devido ao líquido) tabuleiro cheio.

É claro que é importante se o dispositivo escrever inserir o tabuleiro, então tem de interromper o contacto uma vez (centro+direita) e voltar a juntá-lo (isto simula a remoção e reinserção do tabuleiro de recolha de pingos), como eu fiz, por exemplo, com clipes de crocodilo.

Durante este tempo, desliguei o contacto de terra (à esquerda).
Consegui então recomeçar e completar o processo de descalcificação.
Desliguei novamente a corrente. Ainda no estado removido, é claro.
Voltei a ligar o contacto de terra (à esquerda).

Para verificar, enchi o tabuleiro de recolha de água até os contactos estarem fechados, liguei novamente o aparelho e eis que surge a mensagem Esvaziar tabuleiro de recolha de água.
Fiz isso e ficou tudo bem novamente.

O aparelho foi completamente reinstalado na cozinha.

Desde então, a máquina voltou a funcionar perfeitamente.

Poupei a viagem e os custos ao instalador.

A avaria foi provavelmente provocada pelo facto de o processo de descalcificação não ter sido concluído e de o aparelho ter sido desligado durante esse período.

Espero que o meu artigo possa ajudar alguém que não esteja a receber esta mensagem devido ao contacto causado pela humidade durante a descalcificação ou por contactos sujos.
Se encontrarem erros ortográficos, podem guardá-los biggrin.gif Não preciso deles novamente, obrigado.

Mais um pedido ao administrador: se a minha mensagem estiver no sítio errado, por favor, movam-na para o sítio certo, obrigado

PS: A imagem oito é a atribuição dos pinos da linha superior.