Pesquisa avançada

Jura Imprassa Xs9 Não liga

MoF

Segunda-feira, 24. Abril 2023, 15:55

Unregistered

Olá,

o meu Jura já não arranca.
O LED vermelho está ligado mas quando carrego no interruptor o LED pisca 5 vezes, há 2 cliques e nada acontece, nada é mostrado no visor.
Alguém tem alguma ideia onde eu possa começar a resolver problemas? Já desmontei tudo e voltei a montar, mas depois do primeiro clique dos fusíveis térmicos, aplica-se 230v e depois do segundo, a voltagem desaparece novamente.
O clique vem de algum lugar atrás da placa de circuito.

LG, Mo

Guest

Quarta-feira, 26. Abril 2023, 16:41

Unregistered

Olá novamente.
Tinha encomendado um transformador novo antes de criar este tópico porque li algures que poderia ser o problema.
Acabei de o substituir e a máquina está a funcionar novamente.
Agora, por curiosidade, liguei o transformador antigo a uma fonte de alimentação e medi-o, nem 9v nem 15v passaram.

Noutro fórum recebi a dica de que alguns componentes poderiam estar avariados, mas vou dar uma breve explicação na mesma, mesmo que não tenha sido essa a culpa.

Para todos aqueles que têm o mesmo problema e estão à procura dos componentes certos.
Por favor, corrijam-me se estiver errado!
Existem 4 díodos e 2 condensadores de película que não são fáceis de encomendar porque, em primeiro lugar, um deles está codificado e não consegui descobrir a capacidade, mas presumo que seja de 100nF e, em segundo lugar, o outro é um condensador MP. Tanto quanto descobri, já não os fabricam assim, só se encontram condensadores MKP. Não sei se isto faz alguma diferença, uma vez que não sou engenheiro electrotécnico, mas apenas um amador.

Substitua os díodos 1N4004 pelos melhores 1N4007, pois, tanto quanto sei, estes encontram-se directamente na ficha de 9V que sai do transformador, 4 deles.
Os FoKos são os seguintes:
(c9-u1) x2 MKT 100nF 305v +-10% -40°/105°/56/B
MP (ou MKP) x2 150nF +-10% -40°/105°/56/B
Estes estão na segunda placa mais pequena, o 100 era azul e o outro cinzento. Mas estou a ter muita dificuldade em encontrar os correctos, porque há sempre um factor que não está certo.

No entanto, não garanto a exactidão das minhas afirmações, por isso, façam-no por vossa conta e risco.

LG a todos.