Pesquisa avançada

A EQ6 plus S400 está bloqueada. Depois de abortar a descalcificação

Água não carbonatada / mudança de filtro

jeboteKuraz

Sábado, 10. Junho 2023, 20:16

*

Bebedor de café

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 3

número de sócio..: 66393

Membro desde então: 10.06.2023

Olá,

Temos uma Siemens EQ6 plus S400 no escritório que há algum tempo apresenta a mensagem "Descalcificação urgente".

O meu primeiro erro foi resolver o assunto na sexta-feira.
O meu segundo erro foi cancelar o processo de descalcificação desligando a máquina da tomada. (Ver abaixo o porquê)

Depois de ligar a máquina, o ecrã mostrava algo como "Reiniciar após interrupção de serviço"
E "Enxaguar máquina", o que é óbvio.

O problema agora é que a máquina não pára de enxaguar e apenas mostra "Refill non-carbonated water or change filter"
A água corre através da máquina e flui dentro da máquina para o tabuleiro de recolha de água. Se a água sair por aí, é porque há algo entupido.

Continuo a adicionar água, ela sai na taça, esvazio-a e continuo a adicionar água. Já passei pelo menos 7 litros pela máquina.

A minha suposição (porque não sai água pela frente) é que dissolvi algum calcário através da minha "meia descalcificação", mas não o removi completamente, e que agora está a entupir alguma coisa na máquina.



Porquê:

O meu erro começou com o facto de eu não ter comprado primeiro estas Spezieltabs da Siemens para a descalcificação, mas ter confiado na afirmação da patroa de que ela já tinha lá qualquer coisa com que o faria sempre.
Era uma garrafa de 250 ml, mas só tinha cerca de 90 ml, pelo que esse foi o erro seguinte. Tirei o filtro, deitei os 90 ml em 0,5 litros de água e iniciei o processo de descalcificação. Passado pouco tempo, a máquina parou e exibiu a mensagem "Reabastecer descalcificador" (apercebi-me então que a máquina mede certamente a concentração e que os 90 ml eram definitivamente muito pouco). Ao premir o botão de arranque, correu um pouco de água e a mensagem voltou a aparecer.

Como não podia continuar por falta de descalcificador, a tragédia continuou. Decidi deitar fora o recipiente de água com o descalcificante, lavei-o bem e enchi-o com água limpa. Coloquei-o lá dentro e carreguei no botão "start" e novamente no ecrã "Refill descaler" para que a água limpa passasse pela máquina (porque não queria que o descalcificante ficasse lá dentro).

O meu plano de deixar a máquina como estava depois de um enxaguamento rápido e da mensagem "Reabastecer descalcificador", para comprar as pastilhas especiais na Saturn no mesmo dia e continuar o processo, não funcionou.
O dia de trabalho estava a chegar ao fim e não consegui fazê-lo.

Seguiu-se o maior erro de todos: queria sair do menu, mas não conseguia. Então puxei a ficha por frustração (porque ligar/desligar normalmente ajuda :facepalm: )
Depois de ligar, aconteceu o que descrevi acima. "Agora a máquina está presa no estado "reabastecer água sem ácido carbónico ou mudar o filtro".



Presumo que algum tubo esteja bloqueado, razão pela qual a máquina não consegue enxaguar completamente.

Obrigado pela vossa ajuda
LG

swolle

Domingo, 11. Junho 2023, 12:31

*

Barista

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 114

número de sócio..: 46321

Membro desde então: 17.10.2021

A máquina não mede a concentração de descalcificante.
A avaria deve estar no medidor de caudal, sujo ou defeituoso.

jeboteKuraz

Domingo, 11. Junho 2023, 18:50

*

Bebedor de café

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 3

número de sócio..: 66393

Membro desde então: 10.06.2023

Onde é que está e como é que o posso limpar?

swolle

Domingo, 11. Junho 2023, 19:23

*

Barista

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 114

número de sócio..: 46321

Membro desde então: 17.10.2021

A mangueira do reservatório de água conduz directamente ao medidor de caudal, a limpeza só é possível removendo o lado da caixa onde se encontra o reservatório de água.

jeboteKuraz

Segunda-feira, 12. Junho 2023, 09:54

*

Bebedor de café

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 3

número de sócio..: 66393

Membro desde então: 10.06.2023

QUOTE (swolle @ Sunday, 11 June 2023, 18:23)
A mangueira do depósito de água vai directamente para o medidor de caudal. A limpeza só é possível retirando o lado da caixa onde se encontra o depósito de água.

Retirei o medidor de caudal, limpei-o e voltei a instalá-lo. Agora tudo funciona de novo.

Muito obrigado!!!

swolle

Segunda-feira, 12. Junho 2023, 22:20

*

Barista

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 114

número de sócio..: 46321

Membro desde então: 17.10.2021

????