Pesquisa avançada

Juravoodoo

Erros estranhos antes de fabricar

Gast_Dominik

Quinta-feira, 23. Março 2017, 16:05

Unregistered

Olá querida comunidade,

depois de não ter encontrado nada na busca, aqui está um fio directo.
O meu fiel Jura Impressa S50 (não, não sei que idade tem) está a ficar irritadiço e rabugento. Antes de poder desenhar um café, o ícone para o mostrador de café/água quente acende-se no mostrador. Se depois mudar para vapor e voltar, acariciá-la, persuadi-la, girar os botões e desligá-la se nada ajudar, normalmente funciona eventualmente.
Alguém já teve algo parecido com isto?
Antes de desmontar a máquina inteira, gostaria de saber as hipóteses e os riscos de a reparar, e seria óptimo se pudesse isolar o problema!


Kaffeeplanet

Sexta-feira, 24. Março 2017, 06:13

*

Perito

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 1572

número de sócio..: 3017

Membro desde então: 07.11.2008

Strechicheln hilft nichts ,Entkalke o mais rápido possível 5x seguidos, a sua máquina está à beira de um ataque cardíaco



--------------------
Alle Tips und Hinweise erfolgen nach bestem Wissen - die Verantwortung trägt jedoch der Ausführende.
Daher bitte lieber einmal zu viel als einmal zu wenig fragen.

Vor allen manuellen Arbeiten am Gerät den Netzstecker ziehen !

Gast_Dominik

Sexta-feira, 24. Março 2017, 09:30

Unregistered

A descalcificação é na verdade a única coisa que não pode ser - a máquina só recebe água desionizada

(É como água destilada, só que mais limpa. A máquina e eu estamos na universidade, eles têm algo do género).

HWS

Sexta-feira, 24. Março 2017, 10:20

*

Perito

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 1017

número de sócio..: 24376

Membro desde então: 23.05.2014

Olá,

Se <coffeeplanet>, com 1.562 mensagens, lhe diz para descalcificar a máquina, porque é que duvida dos seus conselhos? Porquê recorrer a este fórum quando se julga mais entendido?
MfG HWS

Gast_Dominik

Sexta-feira, 24. Março 2017, 11:52

Unregistered

Não estou a querer perceber. Mas como a água que entra nesta máquina é constantemente testada e contém menos de 0,5ppm de iões (de acordo com a Wiki, menos de 0,03 graus de dureza alemã), penso que o calcário está fora de questão.
Como disse, estou na universidade - a proporção de pessoas privadas com sistemas de purificação de água deste tipo é provavelmente igualmente baixa.
Foi há muito tempo que a máquina viu água da torneira, e foi aí que foi descalcificada.

Danceman

Sábado, 25. Março 2017, 07:31

*

Peritos

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 563

número de sócio..: 23992

Membro desde então: 30.03.2014

COTAÇÃO
O símbolo do botão de café/água quente acende-se no ecrã. Se mudar para vapor e voltar a mudar para vapor, acariciá-la, persuadi-la, rodar os manípulos e desligar a ficha da tomada se nada ajudar, normalmente funciona.

Uma vez que a sua descrição do problema é muito bonita, mas completamente inútil, o "Kaffeeplanet" aconselhou-o a fazer algo que, pelo menos, não prejudica a máquina. Neste aspecto, ele é extremamente útil...
Eu, por exemplo, ter-lhe-ia respondido de forma semelhante e tentado iniciar uma discussão consigo sobre bombas de esgoto em barcos militares tongue.gif
Não leve a mal, mas pela sua descrição imaginei uma pessoa como o homem da HB, que pressiona, mexe e bate aqui e ali de forma completamente descoordenada até que eventualmente funciona. Em vez de descrever de forma coordenada, passo a passo e sistemática o que faz e quais as reacções e processos que desencadeia. Afinal de contas, não estamos todos em frente à máquina, por isso é preciso descrever com a maior precisão possível o que acontece ou não acontece.

Tente descrevê-lo novamente e muitas pessoas poderão fazer-lhe perguntas ou dar-lhe dicas directas. Eu, por exemplo, suspeito que o símbolo iluminado significa "sistema de enchimento". Este, por sua vez, indica um bloqueio ou um defeito. A primeira coisa a fazer, com base nas minhas vagas suspeitas, seria descalcificar a máquina, porque como não menciona o que acontece quando carrega no botão "vapor", não sabemos se o sistema se enche, se a bomba arranca ou se entra água... Provavelmente, a informação importante perdeu-se durante o afagar, o fazer e o fazer...



--------------------
Pessimist: Ganz schön dunkel hier...
Optimist: Ich seh ein Licht am Ende des Tunnels...
Realist: Mist, da kommt ein Zug...
Zugführer: Was machen die 3 Deppen auf den Gleisen?

Gast_Dominik

Sábado, 25. Março 2017, 16:55

Unregistered

Ok, obrigado @Danceman, foi de facto pouco prático da minha parte.

Infelizmente, não consegui encontrar uma regularidade completa. Por vezes, basta rodar o botão e tirar água quente, voltar a rodar e funciona. Ou não.

Então é a mesma coisa, carrego no botão do vapor, faz barulho, volto para trás, funciona. Ou não.

Não funciona significa, a propósito, que a máquina ou não faz nada ou mói uma porção de pó mas pára o processo de infusão depois de o humedecer.

Como fiquei sem café desta forma, desliguei a ficha, fui às compras, limpei o coador de infusão manualmente e agora tudo funciona novamente.

Mas a máquina já fez isto antes - uma vez no Verão e outra em Novembro - por isso gostava de saber o que se passa com ela.

Tanto quanto sei, o vapor e a água quente funcionam em todas as situações, mas não posso dizer muito sobre isso, pois só utilizo estas funções para as verificar.

Não posso fornecer mais informações neste momento.

E: "bombas de esgoto em barcos militares" é uma das pesquisas mais improdutivas que já fiz no Google. Impressionante!

Danceman

Domingo, 26. Março 2017, 07:06

*

Peritos

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 563

número de sócio..: 23992

Membro desde então: 30.03.2014

CITAÇÃO
"Bombas de esgoto em barcos militares" é uma das pesquisas mais improdutivas do Google
wink.gif

O que deve acontecer é o seguinte:
O símbolo do botão acende-se, rodar o botão, a máquina bombeia e a água sai da ligação, esperar até que pare por SI PRÓPRIA, voltar a carregar no botão - já está...

Desde que a água também tenha saído:
Se o símbolo do botão se voltar a acender, a máquina não se apercebeu de que a água está a fluir. Isto indica que o medidor de caudal está sujo/defeituoso e não indica qualquer caudal de água...

Se não houver caudal de água:
Há algo entupido no interior do sistema ou a bomba não está a bombear.

Ao rodar o botão, pode ver que já existem 2 possibilidades: A água está a correr ou a água não está a correr. Não diz explicitamente se a água virá, mas com base nas suas palavras, presumo que a água virá...

Ao "encher o sistema", a máquina reparou previamente que não havia sinais ou que os sinais eram demasiado irregulares no medidor de caudal. Parte do princípio de que existe ar no sistema e pretende encher o sistema de mangueiras com água. Daí o símbolo do botão rotativo...
A máquina bombeia até ter passado uma quantidade X. Se, após um determinado tempo, o medidor de caudal não indicar a quantidade, a bomba pára e o símbolo acende-se novamente.
Se tudo tiver funcionado, a máquina está pronta e pode tirar o café. No entanto, se a quantidade de água correspondente não for comunicada no tempo previsto durante a pré-infusão, a máquina pára a infusão e o símbolo acende-se novamente. Depois, começa tudo de novo...

Por isso, se quiser repará-la, o meu primeiro candidato seria o medidor de caudal. Está situado entre o depósito e a bomba, atrás do quadro eléctrico. A placa de circuitos pode ser desaparafusada e dobrada para o lado. O medidor de caudal pode ser retirado, aberto e limpo com um fecho de baioneta. O impulsor deve rodar muito facilmente. Muitas vezes, um pequeno depósito de sujidade é suficiente para obstruir a medição do caudal. No entanto, também já me aconteceu que depósitos de algas se soltassem e abrandassem o impulsor. Não se esqueça de retirar o depósito e desligar a ficha de alimentação se quiser desaparafusar a máquina...



--------------------
Pessimist: Ganz schön dunkel hier...
Optimist: Ich seh ein Licht am Ende des Tunnels...
Realist: Mist, da kommt ein Zug...
Zugführer: Was machen die 3 Deppen auf den Gleisen?