Pesquisa avançada

EQ6 descalcificação contínua + saída de vapor da máquina

Gast_Andreas

Terça-feira, 07. Março 2023, 10:29

Unregistered

Caros colegas,

Os meus estatutos possuem uma máquina de café EQ6 s300, que acaba de sair da garantia. Há alguns meses atrás queixaram-se de que ela iria pedir a descalcificação já depois de cerca de 20 chávenas. Realizei um reset de fábrica e funcionou durante algumas semanas.
Depois, o problema reapareceu. Coloquei a dureza de "descalcificador separado" e o problema desapareceu durante algum tempo.

Há duas semanas o problema voltou de novo, mas agora com o desconforto acrescido de um estrondo, seguido de vapor saindo do grupo cervejeiro durante o arranque. Uma vez que estão bastante desesperados, confiaram-me a sua máquina de café. Após a abertura, vi que uma mangueira de silicone que entrava na válvula de cerâmica tinha uma dobra. Substituí-a, embora não tenha resolvido o problema. Após alguma preparação mental, decidi inspeccionar a válvula de cerâmica no interior, mas durante a desmontagem as conexões #$^##* das mangueiras de 2/3 de pressão partiram-se.
Um pouco mais surpreendente para mim foi que não consegui encontrar sinais de entupimento: tanto os discos como os canais pareciam bastante limpos.

Qual é a sua opinião sobre isto? O problema reside no entanto na válvula de cerâmica e será que esta merece ser substituída (cerca de 65E)? Ou será talvez a válvula de vapor?

Obrigado a todos!

Best,
Andreas

Gast_Andreas

Terça-feira, 07. Março 2023, 10:44

Unregistered

Também devo mencionar:

Antes de mudar o tubo, testei o funcionamento da máquina, fazendo-me um expresso. Não tinha um gosto muito forte, acho que tinha mais sabor a bebida de filtro. Após a troca do tubo, o sabor tinha melhorado, mas a libertação de vapor continuou

swolle

Terça-feira, 07. Março 2023, 13:23

*

Barista

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 110

número de sócio..: 46321

Membro desde então: 17.10.2021

Se as ligações da válvula cerâmica se romperem, é irreparável e deve ser substituída por uma nova. A fuga de vapor pode ser causada pelo calcário, deve ser descalcificada com um descalcificador à base de amidosulfona (por exemplo, pó Eilfix) e para dissolver o calcário teimoso, duplicar ou triplicar a quantidade de descalcificador.

Gast_Andreas

Terça-feira, 07. Março 2023, 18:32

Unregistered

Já estava ciente de que tinha de substituir a válvula de cerâmica wink.gif

Tenho apenas a certeza de que outra descalcificação não irá resolver o problema. Vivo numa zona com muito baixa dureza da água e os meus sogros já descalcificavam regularmente o sistema. Especialmente nos últimos meses descalcificaram cerca de 6 vezes utilizando o descalcificador Siemens (por isso acho que o químico a que se refere).

O vapor que sai do fundo, a unidade de infusão e a saída de café (onde está a chávena) não é sinal de qualquer outro sinal de mau funcionamento?

swolle

Terça-feira, 07. Março 2023, 19:06

*

Barista

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 110

número de sócio..: 46321

Membro desde então: 17.10.2021

Sim, ainda pode ser devido a uma bomba de água defeituosa, sensores NTC defeituosos no aquecedor ou um grupo cervejeiro entupido.

Gast_Andreas

Sexta-feira, 10. Março 2023, 09:22

Unregistered

Obrigado pelas vossas respostas até agora!

Esqueci-me de mencionar anteriormente que quando abri a máquina de café, vi uma gota a sair da válvula de cerâmica. Também parecia que isto já durava há muito tempo (ligeiro depósito de giz). Será isto normal?

Também segui o vosso conselho e verifiquei a continuidade da bomba e aquecedor NTC (apenas um, e parece um termóstato?). Só recebo leitura de inifinidade / OC da bomba. Haverá talvez um fusível escondido no dissipador de calor perto da bomba? Acho estranho, uma vez que a bomba funcionou da última vez que verifiquei (embora talvez não na potência máxima), por isso não deve dar resistência infinita... No modo diodo recebo uma queda de voltagem op 900 mV. O termóstato parece bem em dar uma resistência de menos de um Ohm.

Então, em resumo: pode a bomba dar resistência infinita e ainda funcionar (parcialmente)?

Gast_Andreas

Sábado, 25. Março 2023, 09:29

Unregistered

Alguém? smile.gif