Pesquisa avançada

Ajuda com espuma de leite

jamesbrnesz

Segunda-feira, 04. Abril 2022, 16:55

*

Bebedor de café

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 2

número de sócio..: 51479

Membro desde então: 04.04.2022

Olá, tenho uma velha máquina 'tradicional' com uma varinha de 4 jactos de vapor e pressão de vapor normal a 1 Bar. Qualquer que seja o tipo de leite frio que eu use, a espuma começa a produzir o que eu acho que todos vocês chamam de microespuma. Pessoalmente, descubro que o leite arrefece ao meu gosto actual e continuo a espuma por mais tempo até ouvir a mudança de tom da varinha de condão. Neste ponto o leite é atingido por muitas bolhas grandes e pode subir até ao dobro do seu volume inicial, mas depois a espuma parece demasiado grossa com demasiado ar e cai rapidamente. Geralmente eu estou batendo um pequeno volume suficiente para um copo ou latte macchiato e posso obter melhores resultados começando com um volume maior de leite. Não importa o que eu faça, eu nunca consigo melhorar e produzir uma espuma mais firme para o latte art, embora o que eu produzo pareça ser como os cafés que eu obtenho no exterior nos bares dos moinhos de café (não Costa!).

Onde é que eu estou a ir mal? É uma limitação da minha máquina? Bons espumantes de leite usam sempre injeção de ar ou pontas de vapor especiais ou pressão de vapor mais alta? Outro problema que eu tenho é a espuma colada no interior dos meus jarros de aço inoxidável. Eu verifiquei lá dentro e eles não estão muito polidos, o que eu acho que permitiria que a espuma deslizasse melhor? Há jarras de espuma melhores? Reparei que alguns estabelecimentos comerciais retiram a espuma em vez de a verterem.