Pesquisa avançada

KVA: Ajuste da dureza da água com filtro de água

Gast_Julian

Sábado, 07. Dezembro 2019, 18:22

Unregistered

Hi,

Infelizmente encontrei apenas informações fragmentadas no googling e nenhuma resposta definitiva à minha pergunta real.

Comprei recentemente um DeLonghi KVA, o Magnifica S ECAM 22.110. Esta máquina pode agora ser programada com um nível de dureza da água de acordo com as instruções de funcionamento, o que influencia a quantidade de água que passou pela máquina, após o que necessita de ser descalcificada. A máquina também suporta a instalação de um filtro de água no tanque de água.

Agora eu instalei esse filtro, porque temos água bastante dura em Munique e eu preferiria passar por todo o programa de descalcificação e limpeza tão raramente quanto possível. Em qualquer caso, o filtro deve reduzir o teor de calcário da água e assim aumentar os intervalos de tempo entre a descalcificação da máquina. Mas nem o manual da máquina nem o que acompanha o filtro mencionam nada sobre o ajuste de dureza da água DEPOIS de inserir um filtro (ou eu sou cego). Certamente não tenho que deixar o mesmo que depois de testar a água ainda não filtrada. A máquina não parece ter um sensor para saber se um filtro está inserido ou não. E a única tira de teste de água que veio com a máquina já está gasta.

Na net agora eu encontrei apenas afirmações genéricas relativas aos filtros de água em geral, segundo as quais estas partes reduzem a água, independentemente da dureza original, a cerca de 8°-10°dH (afirmações diferentes encontradas).

Isso significaria que eu poderia baixar a minha máquina da dureza da água 3 (14-21°dH, descalcificando a cada 70 L) para 2 (7-14°dH, descalcificando a cada 130 L) - isso é possível?

Para mim os números parecem ser relativamente altos, se eu estimar aproximadamente a quantidade de água utilizada ao longo do tempo. A máquina vai estar no escritório mais tarde e eu vou desenhar uma, no máximo duas chávenas por dia - menos de uma descalcificação por ano. Mesmo que os meus colegas ainda desenhem um de vez em quando, isso significaria um intervalo bastante longo. Para além da quantidade de água que passou, existem outras directrizes recomendadas, tais como descalcificar pelo menos uma vez a cada X semanas/mês? O manual de instruções não menciona nada sobre isso, só é necessário que você descalcifique quando a lâmpada acender - depois que a quantidade de água tiver passado por ela.