Pesquisa avançada

Café ácido devido à água dura?

Reasoncyko

Quarta-feira, 09. Fevereiro 2022, 13:43

*

Bebedor de café

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 1

número de sócio..: 49798

Membro desde então: 09.02.2022

Bom dia a todos vocês,

Acabei de comprar uma máquina de café Jura D4 usada, em perfeitas condições. Teria sido usado apenas algumas vezes antes.
Antes de o levar para casa, fiz um café na casa do comprador, com grãos que eu mesmo trouxe. Sem sequer fazer nenhum ajuste, o café era simplesmente perfeito.
Quando cheguei a casa, rapidamente fiz um expresso para mim e para a minha mulher, com os mesmos grãos, e depois foi uma tragédia: o café ficou de repente ácido, tanto que no fim da boca, deixou uma impressão de... sumo de limão.
A única coisa que mudou foi, claro, a água. Em casa, o teste de dureza mostra 2 quadrados coloridos dos 5 possíveis. Eu deduzo que a minha água não é muito dura, portanto não muito calcária, portanto mais alcalina do que ácida. Então comprei água engarrafada com um pH alto, mas nada ajudou. Também brinquei com a moagem, comprei um café mais suave e redondo, torrado de manhã... Continua o mesmo.
Eu sei, tendo vivido lá, que a água da cidade onde comprei a minha máquina é muito calcária (presença de torta na chaleira, o aquecedor de água...)
A minha pesquisa na Web não me traz mais pistas
.
E eu estou um pouco... enojado (literalmente) com o meu café.
Qualquer ajuda, qualquer conselho das suas papilas gustativas iluminadas é bem-vindo.

Até breve,

Michaël









.

swolle

Quarta-feira, 09. Fevereiro 2022, 14:36

*

Barista

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 110

número de sócio..: 46321

Membro desde então: 17.10.2021

Havia outros grãos no moedor quando o testei, os que eu mesmo trouxe só vieram com o segundo café. Se possível, baixe a temperatura da cerveja.

Guest

Terça-feira, 15. Março 2022, 08:13

Unregistered

Se você mencionar "gosto de suco de limão", eu diria que o dono anterior descalcificou a máquina com ácido cítrico e que isso pode ter se tornado perceptível apenas em casa. Você poderia experimentar algumas passagens de descalcificante ácido amidosulfônico (por exemplo, ceragol Premium Descaler) para se livrar do sabor.