Pesquisa avançada

EQ9 S500, um grande estrondo na placa principal!

Necessita de assistência

Marv21

Quinta-feira, 13. Julho 2023, 08:48

*

Bebedor de café

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 3

número de sócio..: 67337

Membro desde então: 13.07.2023

Olá a todos,

Siemens eq9 S500 de aprox. 2017

Problema

No início a máquina relatou recarga de feijão e estrondo nada funcionou, depois de abrir notei que o fusível térmico do moedor estava através, encomendou diretamente um novo incluindo o conjunto de cabos. Limpei o moinho e troquei o carvão e tudo funcionou.

2 dias depois, o moinho deixou de funcionar, pensei que o moinho estava a aquecer demasiado e que o fusível estava novamente queimado. Não havia nenhuma mensagem de erro.

Como pude ver que o moinho estava a arder, estava farto e encomendei um completamente novo com tudo o que o acompanha.

Instalei-o e não, não funciona.

Agora olhei para o módulo ou para a eletrónica de controlo e eis que surge um curto-circuito no X1. A máquina funciona perfeitamente, mas o moinho não recebe qualquer sumo. De acordo com o menu de teste, existe um erro... NTC 2 sem sinal.

Arranjei rapidamente uma nova placa de circuitos, mas agora não me atrevo a ligá-la. Já paguei 250 euros pela nova eletrónica e pelo moinho. A minha esperança é instalar tudo e tudo voltará a ficar bem.

Mas receio que a nova eletrónica seja abatida.

Encontrei uma mancha nua no cabo para o NTC, que pode ser a razão do estrondo. Ambas as fichas que vão para o X1 são pretas.






Imagem em anexo

kaffeechris

Quinta-feira, 13. Julho 2023, 17:11

*

Perito

Grupo: Moderatoren

Contribuições: 2077

número de sócio..: 24425

Membro desde então: 29.05.2014

Olá, bem, para mim é semelhante com as placas de circuitos. Ou se faz ou não se faz.
Repare os cabos rasgados com fita isoladora termoretráctil. Ou retire o terminal do cabo, cubra-o com um tubo termo-retrátil e prenda um novo terminal.
Antes disso, eu mediria todos os cabos com um multímetro (óhmico).

Ah, sim, ainda pode deitar a toalha ao chão. Muito mais tarde, por favor.
ohmy.gif



--------------------
Alles ist Wiederverwertbar, sogar diese Buchstaben.
Keine Anfragen oder Hilfe, über E-Mail.

Marv21

Sábado, 15. Julho 2023, 18:33

*

Bebedor de café

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 3

número de sócio..: 67337

Membro desde então: 13.07.2023

Nova placa principal em... Novo moinho no... Nova válvula de cerâmica no interior.

Todos os vedantes foram renovados e lubrificados.

A máquina funciona como no primeiro dia.
O café sabe muito bem!!!

Espero que dure mais 7 anos

Os custos são ligeiramente inferiores a 300 euros... não teríamos comprado uma nova por esse valor

kaffeechris

Sábado, 15. Julho 2023, 20:44

*

Perito

Grupo: Moderatoren

Contribuições: 2077

número de sócio..: 24425

Membro desde então: 29.05.2014

Olá, respeito, aqui tem. biggrin.gif



--------------------
Alles ist Wiederverwertbar, sogar diese Buchstaben.
Keine Anfragen oder Hilfe, über E-Mail.