Pesquisa avançada

Que selos são realmente importantes?

Kroko25

Terça-feira, 24. Abril 2018, 12:37

*

Bebedor de café

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 1

número de sócio..: 32313

Membro desde então: 24.04.2018

Só recentemente descobri a minha paixão pelo café, antes de nunca ter tido o gosto por ele. É uma verdadeira selva, o mundo do café, e você ouve todo tipo de coisas ruins sobre as condições de trabalho e o meio ambiente. E tenho notado que há todo tipo de selos diferentes que devem indicar que o café vem de uma produção justa e amiga do ambiente. Mas em que selo posso realmente confiar? Para onde estás a olhar? Ou você não se importa?

Danceman

Terça-feira, 24. Abril 2018, 18:44

*

Peritos

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 563

número de sócio..: 23992

Membro desde então: 30.03.2014

Com o café eu estou interessado principalmente no sabor.
Eu tenho uma opinião completamente diferente sobre condições de produção justas do que os meios de comunicação e os ciclistas que usam sapatos de croché nos fariam acreditar
...

E acho que não é uma produção amiga do ambiente que queira ter lucros. Você pode ver que atualmente no tópico glifosato ou diesel. Quando há muito dinheiro por trás, já ninguém está interessado, mesmo aqui...



--------------------
Pessimist: Ganz schön dunkel hier...
Optimist: Ich seh ein Licht am Ende des Tunnels...
Realist: Mist, da kommt ein Zug...
Zugführer: Was machen die 3 Deppen auf den Gleisen?

Tuxtom007

Terça-feira, 24. Abril 2018, 22:05

*

Conhecedores de café

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 93

número de sócio..: 30680

Membro desde então: 26.06.2017

QUOTE (Danceman @ terça-feira, 24 de Abril de 2018, 17:44 h)
Com o café eu estou interessado principalmente no sabor.

Eu vejo da mesma maneira, o café é um alimento de luxo para mim e o sabor é o que conta primeiro e depois não há mais nada por muito tempo.

Se o meu café favorito é orgânico ou de Comércio Justo, tudo bem, mas não é o critério principal para comprar.



--------------------
Jura Giga5 mit Wireless Milch-Kühler

Danceman

Quarta-feira, 25. Abril 2018, 07:07

*

Peritos

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 563

número de sócio..: 23992

Membro desde então: 30.03.2014

QUOTA
Se o meu café favorito é orgânico ou de Comércio Justo, tudo bem, mas não é o critério principal para comprá-lo.

Eu concordo com isso, mas não preciso disso para aliviar a minha consciência e continuar com o dia. Já estamos a tentar salvar o mundo, por isso talvez o mundo deva ajudar um pouco...

Mas se conseguimos libertar a menina em Bangladesh de coser roupas para correntes baratas, podemos orgulhar-nos de que ela agora tem de ir para as ruas para dar aos seus irmãozinhos uma tigela de arroz para comer. E enviamos de volta a nossa camisa barata fora de moda por contentor, generosa como somos eco-doofs, para que os seus irmãos tenham algo para vestir. Então o círculo de reciclagem para a nossa boa consciência fecha e todos ficam felizes!
Bem, talvez a menina não goste assim tanto, porque perdeu um emprego bom e sério e não gosta
assim tanto
do novo. Mas não conhecemos a menina pessoalmente, de qualquer forma. O Eco tem o seu preço. E se salvarmos o mundo inteiro para isso, a menina não deve queixar-se. Mesmo trabalhos maus têm de
ser
feitos por
outra pessoa...
OH! Folheto especial da KIK! Totalmente barato. Vou já ver isso! E para a minha consciência tenho o meu café de Comércio Justo...



--------------------
Pessimist: Ganz schön dunkel hier...
Optimist: Ich seh ein Licht am Ende des Tunnels...
Realist: Mist, da kommt ein Zug...
Zugführer: Was machen die 3 Deppen auf den Gleisen?

Tuxtom007

Quarta-feira, 25. Abril 2018, 19:19

*

Conhecedores de café

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 93

número de sócio..: 30680

Membro desde então: 26.06.2017

QUOTAS (Danceman @ Quarta-feira, 25 de Abril de 2018, 06:07 am)
QUOTA
Se o meu café favorito é orgânico ou de Comércio Justo, tudo bem, mas não é o critério principal para comprar.

Já estamos a tentar salvar o mundo, por isso talvez o mundo deva ajudar um pouco...

Com duvidoso sucesso e uma quota de importação extremamente elevada para alimentos orgânicos. Se a poluição de CO2 do transporte justifica toda a propaganda orgânica - na minha opinião, não.

Mas para minha segurança, meu café favorito é comprado pelo torrefador diretamente do proprietário da plantação e é rastreável - porque o chamado café único finca, ou seja, somente grãos de um tipo de uma plantação são usados e no site do torrefador você pode encontrar todas as informações sobre o proprietário da plantação e seu café.

E a propósito, algumas variedades são cultivadas de acordo com padrões orgânicos.



--------------------
Jura Giga5 mit Wireless Milch-Kühler

MilaMochachino

Quinta-feira, 26. Abril 2018, 13:10

*

Bebedor de café

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 4

número de sócio..: 32334

Membro desde então: 26.04.2018

Claro que está sempre ligado a uma certa despesa financeira viver o "comércio justo" e o "eco", mas acho que se eu
comprar comida, que é importada de outros países, posso pelo menos
ter o cuidado de não ter efeitos muito negativos para o meio ambiente e para todas as pessoas da cadeia comercial.
Com café e chocolate você muitas vezes se depara com o "selo do Comércio Justo", que significa melhores condições sociais, sem trabalho infantil explorador, proíbe o uso de alguns produtos químicos e é suposto promover o cultivo sustentável
. É claro que há muitas críticas a este selo (a soberania de interpretação é contestada) mas, em geral, não há nada de errado com ele. Existe também o selo mais estrito GEPA fair+, mas este não é tão frequentemente encontrado nas lojas.
A atitude de que as pessoas não consideram o ambiente e os trabalhadores na sua vida quotidiana continua a ser a norma. Assim
como Danceman descreve, muitas pessoas ainda pensam demais e, portanto, nada vai mudar por enquanto. Aqui mais uma vez para a info
:https://www.coffee-perfect.de/kaffeewissen/...en-siegeln.html

Kaffeepoint

Domingo, 29. Abril 2018, 14:17

*

Profissional

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 455

número de sócio..: 28864

Membro desde então: 07.06.2016

https://www.coffee-perfect.de/kaffeewissen/...en-siegeln.html

Mas também vale a pena mencionar que o Comércio Justo deve conter pelo menos 6% em palavras, 6% de café de Comércio Justo. É fácil imaginar o que a indústria faz com isto.

MfG Paul



--------------------
KVA:WMF 800 ST: Lelit Bianca PL 162

Tuxtom007

Segunda-feira, 30. Abril 2018, 14:38

*

Conhecedores de café

Grupo: Mitglieder

Contribuições: 93

número de sócio..: 30680

Membro desde então: 26.06.2017

QUOTA (MilaMochachino @ quinta-feira, 26 de abril de 2018, 12:10 pm)
....
Se eu comprar alimentos que são importados de outros países, posso pelo menos certificar-me de que não têm um efeito muito negativo no ambiente e em todas as pessoas da cadeia.

Com café e chocolate você muitas vezes se depara com o "selo do Comércio Justo", que representa melhores condições sociais, sem exploração do trabalho infantil, proíbe o uso de alguns produtos químicos e se destina a promover o cultivo sustentável. É claro que há muitas críticas a este selo (a soberania de interpretação é contestada) mas, em geral, não há nada de errado com ele.
Existe também o selo mais estrito GEPA fair+, mas este não é tão frequentemente encontrado nas
lojas





Basicamente, é correcto decidir a favor dos alimentos de comércio justo, pelo menos onde os alimentos têm de ser importados.

Mas eu não colocaria tanto no Comércio Justo, porque, como você já escreveu, há muitas críticas e nem tudo é tão justo quanto eles gostariam que você acreditasse.

É por isso que eu prefiro café de um fornecedor que, fora de todas estas organizações de Comércio Justo / Gepa sonstwas, compra o café diretamente do agricultor e paga bem por ele, melhor ainda do Comércio Justo e que o apresenta de forma transparente.

Afinal de contas, toda a organização custa dinheiro e, no fim de contas, é o salário dos agricultores. Gepa é ainda a melhor escolha, mas infelizmente raramente é encontrada.

Mas como sempre, o sabor é decisivo e o último café de Comércio Justo que provei não sabia nada bem.



--------------------
Jura Giga5 mit Wireless Milch-Kühler