Pesquisa avançada

Nespresso apresenta novas cápsulas feitas de alumínio 80% reciclado

25.05.2020

Importante passo para a minimização de resíduos e reutilização dos materiais dos produtos.

Controlo de qualidade durante a produção de NespressoFonte da imagem: Nespresso

A Nespresso está trabalhando para aumentar a taxa de reciclagem das suas cápsulas de alumínio para café. Como resultado, entre Março e Julho de 2020, foram introduzidas em vários países cápsulas de café para certos tipos de café feitas de alumínio 80% reciclado. No final de 2021, a Nespresso pretende ter feito toda a sua Linha Original e as cápsulas de café Vertuo a partir de alumínio reciclado. A introdução das cápsulas segue-se à introdução de novas caixas totalmente recicláveis para as máquinas Nespresso, 95% das quais são feitas de material reciclado, as quais foram lançadas no início de Março deste ano. Até o final de 2021, todas as máquinas Nespresso serão vendidas nesta nova embalagem.

"Vamos continuar os nossos esforços para promover a reciclagem entre os consumidores e trabalhar para o nosso objectivo final de reciclar todas as nossas cápsulas", disse Jérôme Pérez, Director de Sustentabilidade da Nespresso. Como resultado, a empresa investiu mais de CHF 185 milhões nos seus programas de reciclagem em todo o mundo desde 2014.

De acordo com a Gesellschaft für Verpackungsmarktforschung (GVM), a taxa de reciclagem de embalagens de alumínio de uso doméstico na Alemanha é superior a 85%, a taxa de reciclagem a nível europeu é de cerca de 67%.

Se as cápsulas usadas acabam no saco amarelo ou no lixo doméstico, como recomendado pela Nespresso, não pode ser respondido. Mas mesmo a partir das cinzas das instalações de incineração de resíduos, o alumínio ainda pode ser recuperado para reciclagem. E como o alumínio refundido requer apenas cerca de 5% da energia necessária para a produção primária, é definitivamente um passo na direcção certa. Se você quer fazer ainda mais pelo meio ambiente, simplesmente não deve comprar seu café em porções individuais.