Pesquisa avançada

Vale a pena espumar o leite especial de barista?

24.11.2020

Weihenstephan U-Milk, Barista U-Milk e vly No Milk Today Barista competem um contra o outro.

Weihenstephan UHT leite 1,5%, 3,5%, Barista e vly No Milk Hoje Barista

Dos altos números de vendas de máquinas de café totalmente automáticas com biscoitos espumantes integrados, fica claro que as especialidades de café com leite ainda são muito populares. Cada barista jura pelo seu leite preferido para espumar a espuma de leite perfeita para cappuccino ou latte macchiato. Qualquer pessoa que já tentou pôr o leite em forma com a ajuda de um bico sabe das dificuldades. Por exemplo, o cappuccino perfeito não deve ser um expresso com uma tampa de espuma de leite rígido, mas uma emulsão cremosa de café e leite. Para conseguir isso, as bolhas devem ser finas e o leite deve ser bem misturado com o café. Os proprietários de uma máquina de café totalmente automática com bocal automático para leite têm apenas uma influência limitada na geração da espuma de leite. Mas usar leite que é mais fácil de processar é simples. Mas o que você deve procurar ao comprar leite?

Competem um contra o outro no teste de espuma: Weihenstephan leite longa vida, Weihenstephan leite longa vida com baixo teor de gordura, o recém introduzido Weihenstephan Barista leite longa vida com proteína de leite extra e vly No Milk Hoje Barista, uma bebida vegana à base de ervilhas para todos aqueles que não podem ou não querem beber leite de vaca. O sabor é semelhante ao do leite comum, apenas com uma nota ligeiramente mais doce, e como o conteúdo proteico do leite fresco de Weihenstephan é igual ao do leite de longa duração, não é considerado aqui.

O conteúdo proteico, coloquialmente também chamado de proteína ou substância proteica, é significativamente responsável pelo comportamento espumante e forma as desejadas bolhas de poros finos - semelhantes à cozedura com clara de ovo batida. A gordura do leite como portador de aroma garante um sabor mais intenso. Além disso, o leite deve ser bem gelado para que não fique muito quente e tenha um sabor demasiado cozido.

 Leite UHT Weihenstephan de baixo teor de gorduraLeite UHT WeihenstephanLeite UHT Weihenstephan Baristavly no milk today Barista
Teor de gordura por 100ml 1,5g 3,5g 3,0g 3,1g
Proteína por 100ml 3,5g 3,4g 4,0g 2,1g

O leite de longa duração Weihenstephan foi aquecido ultra alto por cerca de 3 segundos durante a produção e tem uma vida útil de cerca de 4 meses. A bebida de proteína de ervilha tem um prazo de validade muito mais longo, de 10 meses. Para o nosso teste, fizemos uma espuma de 300 ml dos quatro candidatos com o bico de vapor de uma máquina transportadora de peneiras profissional da marca LaCimbali para ter um vapor uniforme e seco. O leite ou bebida proteica tem uma temperatura inicial de 7° Celsius e é espumado até atingir uma temperatura de 60° Celsius.

Como resultado, recebemos uma espuma de leite decente de todos os candidatos, que podia ser espumada de forma confiável e bem. Conseguimos a melhor espuma com leite UHT de baixo teor de gordura e leite UHT Barista. Com estes dois, a espuma era também a mais estável. Mesmo depois de duas horas, um cappuccino feito com eles estava frio, mas mesmo assim parecia delicioso. A espuma de leite UHT com 3,5% de gordura, por outro lado, já estava muito mais reduzida e praticamente não estava mais presente na bebida de proteína vly.

Então vale a pena ir para o leite UHT Barista? Se você pode tolerar o leite de vaca ou não quer conjurar latte art no seu café, você não precisa de leite extra, especialmente para espumar. Um leite UHT comum com baixo teor de gordura produz uma espuma de leite igualmente grande. Se você não tolera leite ou quer comer uma dieta vegana, uma bebida proteica pode produzir uma boa espuma de leite. Mas o café deve ser servido e bebido rapidamente, porque a espuma de leite não dura tanto tempo.